Hospital Pedro Canísio – atitudes em prol da Saúde

Comunidade de Bom Principio (RS) se mobiliza em prol da Saúde de todos (por Luiz de Souza)

Bom Princípio, no interior do Rio Grande do Sul, com seus 11.800 habitantes e apenas cerca 30% deles em área urbana, é um dos exemplos de mobilização comunitária pela saúde. Cidade basicamente agrícola, colonização alemã, com um PIB per capita de R$ 17.000,00 (um dos mais altos do país e IDH elevado 0,836, mais alto que o do Brasil, Argentina e Chile). O produto mais importante de lá é o moranguinho com 160 toneladas/ano (13 kg por habitante). Mas o principal o mais importante ativo da região é o bomprincipiense. E exemplos foram marcantes durante a festa de fim de ano da equipe do HOSPITAL PEDRO CANÍSIO, realizada em 30/11/2012, oportunidade em que os resultados deste envolvimento foram apresentados.

Diretoria, funcionários e beneméritos - unidos por uma causa.

Diretoria, funcionários e beneméritos – unidos por uma causa.

Fundado em 1930 e administrado pela Associação Beneficente Pedro Canísio (presidida por Adriana Seibel), o hospital passa por uma severa atualização técnica e de gestão. Empresários e entidades locais (ACI/CDL) têm contribuído não só com dinheiro vindo do lucro de feiras e eventos, mas com atitudes que estimulem os habitantes a gerarem resultados financeiros para o hospital. Um exemplo disso é que o hospital já teve, em seus dias de dificuldade extrema, o 13º dos funcionários pago por um empresário da cidade. Em 2012, superadas as dificuldades, esse mesmo empresário doou todo o lucro líquido anual de sua pequena empresa para que fosse feita a aquisição de parte dos leitos e outros móveis para os quartos do novo hospital. Outro fez a doação dos equipamentos de ar condicionado para todos os quartos. A comunidade foi mais longe: foram realizados chás, almoços, desfiles de moda e outros eventos sociais, durante os quais se promoveram sorteios de motos e outros presentes doados por beneméritos. Os ingressos para esses eventos foram vendidos no próprio comércio local e pelos agentes de saúde da cidade.

A Meta Hospitalar também fez sua contribuição para  festa dos funcionários.

A Meta Hospitalar também fez sua contribuição para festa dos funcionários.

Mas, ao contrário do que se possa pensar, há suporte de verbas públicas. O novo hospital vai ser inaugurado até o fim de 2012, com uma primeira etapa de 763,38 m². A expansão imediata (com capacidade total para 24 leitos), na ala de internação a ser concluída no primeiro trimestre de 2013 é anexa ao prédio da UPA (a primeira UPA do Brasil numa cidade de menos de 50.000 habitantes). E recursos já estão provisionados para totalizar mais de 1.300 m² que comportarão a expansão da ala de internação e o novo bloco cirúrgico.

A Meta Hospitalar esteve presente no dia 30/11, fazendo sua doação, sorteada entre os funcionários do hospital pelo benemérito Zeno Steffen.

, , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Cássio Roberto Bossi

Consultoria em Gestão Financeira

ACS Infoco Saúde

Newsletter Informativa da ACS Gestão de Negócios

Juliana Lima

Newsletter Informativa da ACS Gestão de Negócios

CURIOSIDADES NA INTERNET .COM

Do not waste time, we look for you the news ...

%d blogueiros gostam disto: