Saúde não é negócio. Cuidar dela pode ser, sim

O mercado da saúde tem crescido associado aos convênios. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 45 milhões de brasileiros são atendidos e realizam exames por meio dos planos de saúde. Além disso, hospitais, clínicas e laboratórios têm o desafio de se manterem atualizados no sentido de adquirir equipamentos modernos e investir no atendimento aos pacientes. Administrar essas tarefas pode exigir competências pouco ensinadas nos cursos específicos da área. Porém, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, bioquímicos e outros profissionais mostram que é possível criar um modelo de gestão capaz de atender às necessidades de todos.

Maria da Graça Elias

Maria da Graça Elias

No caso dos laboratórios de análises clínicas, por exemplo, é preciso criar um laço entre o paciente e a instituição, o que só acontece quando existe credibilidade nos exames e rapidez com que os resultados são entregues. Em Ribeirão Preto, o Laboratório Behring mantém sua cartela de clientes fiéis há 16 anos, e o segredo para isto é sempre investir em inovação.

A bioquímica e superintendente técnica do Behring, Maria das Graças Elias, é responsável por coordenar uma equipe composta por 42 colaboradores. É um trabalho que ela descreve como desafiador, mas bastante satisfatório. A rotina dentro do laboratório começa às 6h30, quando os primeiros clientes começam a chegar, e dura até as 19:00 horas.

Nesse intervalo, são feitos em média 1.600 exames de diferentes complexidades. Os mais simples têm os resultados entregues em 24 horas, enquanto os mais difíceis levam até cinco dias. Para agilizar a entrega, o laboratório instituiu uma entrega online, a partir de uma senha gerada no momento em que a pessoa realiza o exame.

Maria explica que está sempre buscando por melhorias, seja do ponto de vista técnico, de atendimento ou gestão de pessoas. “Acredito que a automação é o caminho para o futuro. O Behring tem inovação em seu DNA. Já implantamos iniciativas que vão além da realização de exames, como educação continuada e discussão de diagnósticos, medidas que visam manter a qualidade em conhecimento técnico-científico”, explica.

Em 2010, o Laboratório Behring anunciou uma parceria com a Nucleus Diagnóstico, centro especializado em diagnóstico por imagem. Juntas, as duas empresas passaram a oferecer serviços mais completos e integrados.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Análise Clínicas, existem 18 mil laboratórios. Em 2002, esse número era de 16 mil. O crescimento é fruto de processos de fusões e aquisições que contam, inclusive, com a participação de grupos estrangeiros. O resultado pode ser visto, também no aumento de laboratórios em cidades menores.

Confira quatro dicas para quem deseja abrir uma empresa na área de saúde

– Para se abrir qualquer estabelecimento na área de saúde é preciso que haja um profissional responsável inscrito em seu respectivo conselho regional.

– O consultório/laboratório/hospital deve proteger as informações confidenciais dos pacientes e manter a rastreabilidade de todos os seus processos.

– Os cuidados com os reagentes, equipamentos, produtos e insumos devem obedecer à legislação vigente, assim como a eliminação dos resíduos químicos.

– Os colaboradores devem saber explicar os procedimentos aos clientes/pacientes.

fonte: Administradores.com (Matéria na integra –  Agatha Justino, Eber Freitas, Fábio Bandeira, Mayara Chaves e Simão Mairins)

, , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Cássio Roberto Bossi

Consultoria em Gestão Financeira

ACS Infoco Saúde

Newsletter Informativa da ACS Gestão de Negócios

Juliana Lima

Newsletter Informativa da ACS Gestão de Negócios

CURIOSIDADES NA INTERNET .COM

Do not waste time, we look for you the news ...

%d blogueiros gostam disto: