Minha criança engoliu um objeto, o que fazer?

Na hora do pânico, é normal a reação de que parece que esquecemos tudo o que aprendemos. Por isso, o tema abaixo é importante tanto para médicos tarimbados como para leigos, Pode ser a diferença entre a atitude correta e uma tragédia sem precedentes (nota do editor infoco). 

Por Doutor Ricardo Tedeschi Matos (*), Piracicaba – São Paulo

Na eventualidade de uma criança engolir um objeto, devemos prestar atenção a alguns detalhes. Primeiro, se ela está respirando com dificuldade, se há ruídos na respiração ou se a cor da pele está arroxeada, no caso afirmativo, a criança deve estar com um corpo estranho em via aérea. A conduta imediata é fazer a manobra de Heimlich, onde a pessoa aplica uma manobra, onde deverá posicionar-se atrás da vítima, fechar o punho e posicioná-lo com o polegar para dentro entre o umbigo e o osso externo. Com a outra mão, deverá segurar o seu punho e puxar ambas as mãos em sua direção, com um rápido empurrão para cima e para dentro a partir dos cotovelos. Deve-se comprimir a parte superior do abdômen contra a base dos pulmões, para expulsar o ar que ainda resta e forçar a eliminação do bloqueio. É essencial repetir-se a manobra acerca de cinco à oito vezes. Cada empurrão deve ser vigoroso o suficiente para deslocar o bloqueio. Caso a vítima fique inconsciente, a manobra deve ser interrompida e deve ser iniciada a reanimação cardio respiratória.

Quando a ocorrência envolve crianças maiores...

Quando a ocorrência envolve crianças maiores

Como agir no caso de Bebês

Como agir no caso de Bebês

Estas situações são de extrema gravidade, e deve simultaneamente ser acionado um serviço de emergência médica como o SAMU. Felizmente, a maioria dos corpos estranhos acabam migrando para o trato digestivo, onde deve-se atentar quanto ao tipo de corpo estranho ingerido, os mais perigosos são as baterias de relógio e de brinquedos, imãs, e os materiais pontiagudos metálicos, como pregos e alfinetes devido ao elevado risco de perfuração e desta forma necessitar de uma cirurgia de urgência. Os pais devem procurar imediatamente um pronto atendimento médico, para serem avaliados por um profissional, onde o mesmo irá solicitar exames de radiografia para localização do objeto e posteriormente uma endoscopia digestiva alta, para remoção do mesmo.

Os corpos estranhos mais freqüentes são as moedas, que na maioria das vezes são eliminadas naturalmente através da evacuação, assim como outros objetos plásticos pequenos e não pontiagudos, porém em alguns casos, estes objetos ficam impactados no esôfago e se faz necessário sua remoção endoscópica. Há também moedas que ficam paradas  no estômago, neste caso podemos aguardar em torno de 7 a 10 dias e caso não migrem pelo piloro, canal de passagem do estômago para o intestino delgado, deve-se realizar a endoscopia.

Vale ressaltar que a prevenção deste tipo de acidente pode ser feita, onde orientamos evitar que as crianças tenham o hábito de colocar objetos que estejam ao alcance da mão na boca, orientar uma mastigação adequada, evitar falar, gargalhar, brincar, correr e gritar enquanto come, não sacudi-las durante as refeições. A dentição incompleta também é um fator de risco.

“Lembrando quando se trata de crianças, num minuto de descuido podem acontecer estes eventos!”

Doutor Ricardo Tedeschi

Doutor Ricardo Tedeschi

(*)Dr. Ricardo Tedeschi Matos

Endoscopista e Cirurgião Geral
Mestre em Gastroenterologia pela FMUSP, Titular da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), Sóico e Membro do Corpo Clínico da Clínica FOCUS, Piracicaba (São Paulo)

FONTES:

Livro Endoscopia Digestiva_SOBED (Sociedade Brasileirade Endoscopia Digestiva) 2004

Sites eletrônicos: Socorrismo ( clique aqui) e Wikipedia (clique aqui)


, , , , , , , ,

  1. #1 por Edson Ribeiro Gomes em dezembro 20, 2017 - 3:39 pm

    Oi…Meu nome é Edson moro em Fortaleza CE…Minha filha tem 6 anos e engoliu uma moeda de 1 real…Fez 3 raio x e a medica costatou q a moeda se encontra no intestino…Verificamos todos os dias as fezes dela e ja Completou 10 dias hj e estamos aflitos…O q devemos fazer?

    • #2 por infocoacs em dezembro 20, 2017 - 3:42 pm

      Edson boa tarde. Vamos passar seu comentário ao médico que escreveu o artigo, juntamente com seu mail, ok?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: