Um anti-hipertensivo só para grávidas

gravidez

Medicamento desenvolvido na Universidade Federal de Minas Gerais será ministrado em 100 mulheres com problema de pressão alta durante a gravidez. O distúrbio é responsável por 40% das mortes na gestação e no parto.

Belo Horizonte — A esperança para pacientes com eclâmpsia vem de Minas Gerais. Um tratamento inédito desenvolvido por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com a União Química Indústria Farmacêutica, detentora da licença da patente do medicamento, entra em uma nova etapa de testes. Agora, o anti-hipertensivo específico para pré-eclâmpsia e eclâmpsia será testado em 100 pacientes com o diagnóstico da doença relacionada a cerca de 40% das mortes registradas na gestação e nos partos. Anteriormente, a fórmula havia sido aplicada em 14 gestantes com pré-eclâmpsia grave e melhorou a função dos vasos sanguíneos.

Doença que atinge de 5% a 10% das grávidas, a pré-eclâmpsia ainda não tem causa esclarecida nem tratamento eficaz. Segundo Zilma Reis, professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da UFMG, que participa do projeto, o problema se manifesta com a elevação da pressão arterial, mesmo em mulheres que nunca tiveram pressão alta, e perda de proteínas na urina. Algumas têm maior risco de apresentar o problema, caso das grávidas de “primeira viagem”, das hipertensas antes da gestação, das diabéticas, das obesas, das mulheres com história familiar ou prévia de pré-eclâmpsia e com gestação de gêmeos. Já a eclâmpsia é uma complicação grave da pré-eclâmpsia na qual a mulher apresenta problemas cerebrais manifestados em crises convulsivas.

Fonte: Correio Braziliense – Ciência e Saúde em25/01/2013.  Acesso em 25/01/2013.

, , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Cássio Roberto Bossi

Consultoria em Gestão Financeira

ACS Infoco Saúde

Newsletter Informativa da ACS Gestão de Negócios

Juliana Lima

Newsletter Informativa da ACS Gestão de Negócios

CURIOSIDADES NA INTERNET .COM

Do not waste time, we look for you the news ...

%d blogueiros gostam disto: