Gavriel Iddan – invenção que revolucionou o diagnóstico

Ganhador do Prêmio Inventor Europeu de 2011, Gavriel Iddan revolucionou o campo do diagnóstico. Idealizador da Cápsula Endoscópica, fez com que procedimentos invasivos para a detecção de doenças gastrointestinais virassem coisa do passado (veja vídeo, clicando aqui).

Iddan

Gavriel Iddan – 20 anos até o desenvolvimento do primeiro protótipo da PillCam

A invenção

Gavriel Iddan, engenheiro israelita, revolucionou a forma como os diagnósticos são feitos quando, em meados da década de 1990, desenvolveu de forma pioneira o conceito de cápsula endoscópica, permitindo a visualização fácil e precisa do interior do intestino delgado.

Foram 20 anos para que Iddan conseguisse aperfeiçoar seu projeto, possível apenas com a evolução de dispositivos miniaturizados de captação da imagem, lâmpadas de LED e transmissores cada vez mais eficientes na transmissão de imagens via wirelless. A Cápsula endoscópica, como é comumente conhecida, tem 11 x 26 milímetros e pesa 3,7 gramas. O dispositivo é dotado de uma câmera de vídeo, seis LEDs, duas baterias e um transmissor.

capsuleEngolida a cápsula, o transmissor envia sinais para um outro dispositivo que está junto ao paciente, um gravador de dados. A cápsula transmite os dados a uma razão de duas imagens por segundo e a cápsula registra mais de 50 mil imagens em cerca de 8,5 horas de “viagem” pelo sistema digestivo do paciente.

O prêmio

O Invenção de Graviel Iddan permite que o médico possa explorar muito mais porções do trato digestivo do paciente, jamais alcançadas pelos métodos tradicionais de diagnóstico endoscópico. Doenças como Crohn, tumores e sangramentos só eram visíveis, com o uso de endoscópios e colonosópios em porções bastante restritas do trato intestinal. Sua abordagem proporcionou uma série de soluções não invasivas de diagnóstico, o que faz com que muitos pacientes deixem de ir pra mesa de cirurgia. Da mesma forma, a detecção precoce de uma série de doenças gastrointestinais se tornou fundamental para o aumento das chances de sobrevida. Um bom exemplo são os pacientes com câncer.

Atualmente, a cápsula endoscópica sem fio é considerada padrão ouro para o diagnóstico do intestino delgado. Mais de 5 mil centros médicos a utilizam, por mais de 1,5 milhão de vezes em mais de 75 países – este “curriculum” potencializou sobremaneira a nomeação de Gavriel Iddan para o Prêmio Inventor Europeu de 2011. Gavriel Iddan hoje é Diretor Técnico da Given Imaging, empresa pioneira na produção da Cápsula Endoscópica no mundo.

fonte CNN.com Internacional , Wikipedia e Given Imaging Youtube Channel

, , , , , , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Cássio Roberto Bossi

Consultoria em Gestão Financeira

ACS Infoco Saúde

Newsletter Informativa da ACS Gestão de Negócios

Juliana Lima

Newsletter Informativa da ACS Gestão de Negócios

CURIOSIDADES NA INTERNET .COM

Do not waste time, we look for you the news ...

%d blogueiros gostam disto: