“BOM DIA, BANDO DE LOUCOS” (Governador Antônio Britto – 1992)

E dizia mais naquele momento, o hoje presidente da Interfarma: “Porque somente loucos, ou então idealistas como vocês têm coragem de dirigir hospitais beneficentes sem fins lucrativos, num momento como esse”.

Imagem

Esta frase ficou marcada nos registros da FEDERAÇÃO DAS SANTAS CASAS E HOSPITAIS FILANTRÓPICOS DO RIO GRANDE DO SUL, pois foi a abertura de uma palestra do então Ministro da Previdência Social num evento que reunia o minguado quadro social que a entidade tinha na época. Claro que a expressão provocou risos e provavelmente adicionou algum combustível para turbinar os esforços do grupo para chegarem onde estão hoje, não só a Federação mas cada um dos seus membros.

Passados 26 anos, muita coisa mudou. Vários passaram pelo cargo de Ministro, o Brasil cresceu, o decreto de Itamar Franco de dezembro de 1992 declarou de utilidade pública federal as santas casas de misericórdia e hospitais filiados às federações estaduais, etc. E a FEDERAÇÃO, que foi fundada em 12 de maio de 1987, no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo, onde estava sendo realizado o II Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Brasil, cresceu e muito. Dos 12 associados da época, hoje são 250 associados que, contrariando o ministro da época, estão cada vez mais lúcidos. Foi um tímido início. Mas hoje se consolidou com um verdadeiro órgão representativo, de forte atividade política junto aos governos, de aconselhamento e treinamento continuado para aos associados, tudo sob a coordenação na gestão 2012/2015 de seu Presidente, Júlio Dorneles de Matos e sua diretoria, tendo como Diretor Executivo o competente Sergio Vallim.

E é esta entidade que promove, de 17 a 19 de outubro deste ano, no Centro de Eventos Hotel Serra Azul, em Gramado/RS. O CONSAÚDE é um dos maiores orgulhos da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul.

ImagemO Congresso nasceu em 1993, época em que se sentia necessidade de debater a importância significativa da rede de hospitais filantrópicos do Estado. Durante estes 20 anos, 11 edições aconteceram marcadas por momentos que demonstraram a união do segmento, a preocupação de dirigentes e colaboradores em atualizações, além da troca de experiências que contribuíram muito para o desenvolvimento do Congresso e da rede hospitalar filantrópica.

Nossa representada, META HOSPITALAR, firmou parceria com a Federação e participa como patrocinadora do evento deste ano, com show-room no stand nº 21 onde espera a visita de seus clientes atuais e novos parceiros de negócios.

Para ver mais, clique aqui!

, , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: