Intergastro & Trauma 2013 – Um Programa de Educação Continuada em Saúde

O Intergastro e Trauma (IG&T) nasceu na cidade de Campinas, São Paulo e teve sua primeira edição em 2006. Nasceu com o objetivo de ser um Programa de Atualização em Saúde e com os ano foi se consolidando num evento referencial para a região não só do Interior de São Paulo como para outros estados.

IGT 2013 – Um Programa de Atualização em Saúde

A Cidade de Campinas, com seus um milhão e cem mil habitantes, é hoje o 3º município mais populoso de São Paulo e é o décimo maior PIB do Brasil. Campinas também é responsável por 15% de toda a produção cientifica do país. Desde 1998, vem ocorrendo importante migração no setor econômico da cidade, onde perde fôlego a atividade industrial para ganhar força o setor de serviços (comércio, pesquisa, alta tecnologia e empresas na área de logística, principalmente). Com 389 estabelecimentos de Saúde, Campinas hoje dispõe de 19 hospitais gerais e cerca de 11.500 médicos.

Combinando estes dados, vemos claramente o porquê de um Programa como o IG&T ter naturalmente surgido numa região como Campinas. O número de participantes (que começou com pouco mais de 80 em 2006) oscila entre 700 e 900 inscritos, na totalidade médicos (70%) e enfermeiros + nutricionistas (30%). A grande maioria dos participantes é de Campinas e cidades do entorno, num raio que abrange em média 70 municípios do estado de São Paulo.

A multiplicidade de temas ligados ao trato do aparelho digestivo tem sido ponto de destaque em todas as edições do Encontro e no ano de 2013 não foi diferente. Workshops e Cursos Multidisciplinares em Nutrição, Pediatria, Enfermagem, Cirurgia, Urgências e o prestigiado Hands On fazem parte do Programa de dois dias (24 e 25 de maio de 2013). O foco principal do encontro tem sido médicos, enfermeiros e nutricionistas em sua maioria.

IGT 2013 3

Hands On 2013

Coordenado pelo Dr. Marco Aurélio D’assunção, o Hands On permite ampla discussão sobre técnicas, uso de materiais e equipamentos. A edição de 2013 teve 26 participantes e  sua estrutura foi separada em dois setores: médicos e enfermagem. A estrutura montada para médicos foi dividida em quatro estações distintas – Próteses, Clip de Hemostasia, Ligadura Elástica e Cápsula Endoscópica – e o limite de cinco médicos por estação permitiu um atendimento VIP, dando a oportunidade de todos porem a “mão na massa”, com ricas discussões sobre cada processo.

Boston Scientific e Given participam do Hands On 2013

A Boston Scientific teve destaque pela participação maciça em três das quatro estações do Intergastro – Próteses, Clip e Ligadura Elástica – não só com a aquisição do espaço, mas também como provedora de vasto volume de dispositivos de endoscopia terapêutica utilizados no Hands On pelos médicos orientadores.

A Given Imaging apoiou a primeira estação de Cápsula Endoscópica em um Hand On nacional.  A grande novidade teve a coordenação do Dr. Michel Gardere Camargo. De forma didática e objetiva, foram abordadas pelo Dr. Michel indicações, casos clínicos, o passo a passo do exame (da preparação do paciente ao laudo diagnóstico).

IGT Hands On

Cerimônia de Abertura

A Abertura do Integrastro e Trauma, ocorrida na noite de 24 de maio, teve a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Na coletiva dada à imprensa, o Ministro Padilha anunciou a liberação de verbas para o atendimento de emergência e urgência na região de Campinas, a ativação de 110 leitos em hospitais da região, o aumento da tabela SUS em 80% para atendimentos de urgência e emergência e o investimento na reforma do Pronto Socorro de Campinas. Segundo o Ministro, o Ministério da Saúde tem um projeto pra criar centros de referencia em trauma pelo país e que PUC e Unicamp são candidatos naturais.

Em seu discurso de abertura do IG&T 2013, seu Diretor Executivo Dr. Marcelo Amade enfatizou o papel do Intergastro como projeto de educação continuada, mais do que um congresso ou encontro, capaz de influenciar não só a Saúde do Interior do Estado de São Paulo, como todo o país. Segundo o Dr. Marcelo, “as quatro entidades promotoras do Congresso – PUC, Unicamp, Mario Gatti e Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas – se colocam em posição líder no intuito de melhorar a capacitação dos profissionais de saúde e, por conseguinte, a saúde do paciente.”

A próxima edição do Intergastro & Trauma está prevista para 2015. Veja mais fotos do Intergastro e Trauma 2013

DSC03624

Dra. Maria Cristina Sartor na Coordenação da Estação de Próteses (Hands On IG&T)

Dr. Sérgio Lombardi na Coordenação da Estação de Hemostasia (Hands On IG&T)

Dr. Eduardo Hausen coordenando a a Estação de Ligadura Elástica (Hands On IG&T)

IG&T 4 2013

site do Intergastro & Trauma – clique AQUI

, , , , , , , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: