HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE CANOAS

O Hospital Universitário de Canoas/RS passou a contar a partir da semana passada, com mais 17 leitos na UTI adulta, elevando sua capacidade neste setor a 29 leitos. Para o RS que tem tido um déficit gradativamente crescente de leitos em emergências e UTI, como de resto em diversas regiões do Brasil, trata-se de uma boa contribuição. Os leitos devem servir não apenas ao município sede, mas também como suporte a hospitais de Porto Alegre e pacientes transferidos de outros hospitais públicos e postos de saúde, atendendo assim, até 176 municípios próximos.

hospital unimed canoasO Hospital Universitário (HU) está sob a administração do Sistema de Saúde Mãe de Deus desde 2011, através de contrato com os governos municipal e estadual, que prevê a gestão Mãe de Deus durante cinco anos. Partindo da imobilidade, em decorrência de problemas administrativos da antiga mantenedora (ULBRA) o Hospital Universitário, situado no bairro São José/Canoas/RS, está operando com 65% de sua capacidade total desde que se iniciou a gestão do Sistema de saúde Mãe de Deus. Segundo as Gerentes de Enfermagem, Fátima Farias do HU e Fernanda Guimarães, da casa matriz, o planejado é que em 2013 passe a ocupação para 80% e no ano de 2014 esteja atuando a pleno. A capacidade total é de 650 leitos, dos quais apenas 360 estão hoje instalados.

Atualmente o HU atende aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) e iniciou recentemente o atendimento a convênios. A distribuição é de 70% dos atendimentos aos pacientes do SUS e 30% a pacientes particulares e convênios. O HU presta atendimento à população de Canoas, servindo de referência em alguns serviços e especialidades, como é o caso da Traumatologia.

O Sistema de Saúde Mãe de Deus foi fundado em 1979. Atualmente possui duas unidades hospitalares em Porto Alegre, o Hospital Mãe de Deus e Hospital Giovanni Battista. O SSMD congrega outras sete unidades hospitalares no interior do estado do Rio Grande do Sul.

O resultado financeiro das suas operações é completamente reinvestido no próprio Sistema, em atualização tecnológica, qualificação profissional e ainda, na ampliação dos projetos sociais. Com vocação para a inovação e foco total na busca da melhor solução de vida para os pacientes, o Mãe de Deus tornou-se uma referência no atendimento médico-hospitalar de alta complexidade. Faz parte de uma nova geração de hospitais, que se especializa sem parar e evolui na velocidade dos avanços da medicina.

É o único hospital do sul do país com dupla certificação: ONA 3, nível máximo de excelência, e JCI, que certifica as instituições de saúde comprometidas com rigorosos padrões internacionais de segurança e assistência ao paciente. Além disso, o Hospital Mãe de Deus transfere conhecimento técnico para as instituições que administra no interior do Rio Grande do Sul por meio de convênios firmados com o Ministério da Saúde e com a Secretaria de Saúde do Estado.

Atualmente, o GMD está entre as instituições de saúde que mais crescem em qualidade e quantidade de serviços e produtos assistenciais disponibilizados à comunidade. Com uma equipe de profissionais altamente qualificados, corpo clínico especializado e os melhores recursos tecnológicos para a saúde, é reconhecido publicamente pelo modelo de gestão inovador. Em mais de 30 anos de atividade, destaca-se como uma nova geração de hospitais que nunca param de se especializar e evoluir na velocidade dos avanços da medicina.

, , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: