SpyGlass chega no Hospital de Clínicas de São Paulo

alexandre cruz

Alexandre Cruz – SpyGlass trará mais segurança e precisão na visualização da via biliar

Novo dispositivo será utilizado em estudo inédito sobre diagnóstico de vias biliares

O departamento de Endoscopia do Hospital de Clínicas de São Paulo recebeu à poucos dias o primeiro SpyGlass do Brasil. Dispositivo pesquisado, fabricado e comercializado pela Boston Scientific, está presente em mais de 600 hospitais e clínicas de endoscopia no mundo e é considerado como a maior e mais exclusiva inovação em visualização direta das vias biliares.

Segundo Alexandre Cruz, Diretor da Divisão de Endoscopia da Boston Scientific no Brasil, o SpyGlass é um importante complemento aos procedimentos de endoscopia. “Com SpyGlass o medico endoscopista passa a ter acesso direto as vias biliares, atuando com muito mais precisão e segurança, tanto em procedimentos diagnósticos como terapêuticos, além de reduzir a dependência da radioatividade.”

O dispositivo encaminhado ao HC de São Paulo será utilizado exclusivamente no desenvolvimento de um protocolo com dois braços distintos: Retirada de cálculos grandes via dilatação da papila (DASE) e Litotripsia Hidráulica via SpyGlass. O estudo, com duração aproximada de 1 ano, contará com 20 pacientes em cada “braço” e será coordenado pelo Doutor Eduardo Moura (Diretor Técnico do Serviço de Endoscopia Gastrointestinal do Hospital de Clínicas de São Paulo) e pelo Doutor Tomazo Franzini (Endoscopista Assistente do Serviço de Endoscopia Gastrointestinal do Hospital de Clínicas de São Paulo).

O Doutor Franzini nos relatou as primeiras impressões no manejo do SpyGlass: “É um sistema que permite a visualização direta da via biliar, com boa qualidade de imagem. Uma de suas vantagens é que somente um médico realiza a CPRE e a colangioscopia, diferentemente de outros colangioscópios. As manoplas de comando permite a mobilidade do equipamento nos 4 sentidos (Up, Down, Right e Left).  A visão direta propicia o detalhamento de estenoses e de realização de biópsias dirigidas com uma pinça (Spybite), trazendo benefícios em relação às escovas citológicas. No caso de cálculos biliares grandes, por exemplo, por meio de choque, impactamos o centro do calculo até quebrá-lo, e posteriormente extraímos os fragmentos com os métodos tradicionais. Em suma, a visualização direta nos permite tomar melhores decisões sobre qual conduta assumir nas diversas situações que se apresentam.”

Dr. Tomazo Franzini, um dos coordenadores do estudo com SpyGlass - a visualização direta ajuda na tomada de decisão quanto à melhor conduta

Dr. Tomazo Franzini, um dos coordenadores do estudo com SpyGlass – com a visualização direta, melhores decisões quanto à conduta

Franzini aponta outro grande benefício no uso do SpyGlass, relacionado diretamente à segurança da equipe e do próprio paciente. “Equipe e paciente ficam bem mais preservados durante o exame, pois usa-se menos Raio X, aumentando o perfil de segurança”. E, por fim, pondera: “Claro que existe uma curva de aprendizado natural a ser vencida. Daí vamos descobrindo novas vantagens e funcionalidades do sistema, o que nos proporcionará mais dinamismo ao exame.”

Com previsão de lançamento no Brasil a partir de 2015, o SpyGlass ainda está em processo inicial de submissão à ANVISA. Face ao grande interesse demonstrado pela classe médica no DDW 2013, certamente será mais um forte integrante no arsenal técnico da Endoscopia brasileira.

A Boston Scientific é líder mundial e no segmento de dispositivos médicos em áreas como Cardiologia, Endoscopia, Urologia e outros. Referência no desenvolvimento de soluções inovadoras para a medicina diagnóstica, é dona de um faturamento global de 7,25 bilhões de dólares, dos quais a Divisão de Endoscopia respondeu por 1,2 bilhões no ano de 2012.

, , , , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: