SpyGlass chega no Hospital de Clínicas de São Paulo

alexandre cruz

Alexandre Cruz – SpyGlass trará mais segurança e precisão na visualização da via biliar

Novo dispositivo será utilizado em estudo inédito sobre diagnóstico de vias biliares

O departamento de Endoscopia do Hospital de Clínicas de São Paulo recebeu à poucos dias o primeiro SpyGlass do Brasil. Dispositivo pesquisado, fabricado e comercializado pela Boston Scientific, está presente em mais de 600 hospitais e clínicas de endoscopia no mundo e é considerado como a maior e mais exclusiva inovação em visualização direta das vias biliares.

Segundo Alexandre Cruz, Diretor da Divisão de Endoscopia da Boston Scientific no Brasil, o SpyGlass é um importante complemento aos procedimentos de endoscopia. “Com SpyGlass o medico endoscopista passa a ter acesso direto as vias biliares, atuando com muito mais precisão e segurança, tanto em procedimentos diagnósticos como terapêuticos, além de reduzir a dependência da radioatividade.”

O dispositivo encaminhado ao HC de São Paulo será utilizado exclusivamente no desenvolvimento de um protocolo com dois braços distintos: Retirada de cálculos grandes via dilatação da papila (DASE) e Litotripsia Hidráulica via SpyGlass. O estudo, com duração aproximada de 1 ano, contará com 20 pacientes em cada “braço” e será coordenado pelo Doutor Eduardo Moura (Diretor Técnico do Serviço de Endoscopia Gastrointestinal do Hospital de Clínicas de São Paulo) e pelo Doutor Tomazo Franzini (Endoscopista Assistente do Serviço de Endoscopia Gastrointestinal do Hospital de Clínicas de São Paulo).

O Doutor Franzini nos relatou as primeiras impressões no manejo do SpyGlass: “É um sistema que permite a visualização direta da via biliar, com boa qualidade de imagem. Uma de suas vantagens é que somente um médico realiza a CPRE e a colangioscopia, diferentemente de outros colangioscópios. As manoplas de comando permite a mobilidade do equipamento nos 4 sentidos (Up, Down, Right e Left).  A visão direta propicia o detalhamento de estenoses e de realização de biópsias dirigidas com uma pinça (Spybite), trazendo benefícios em relação às escovas citológicas. No caso de cálculos biliares grandes, por exemplo, por meio de choque, impactamos o centro do calculo até quebrá-lo, e posteriormente extraímos os fragmentos com os métodos tradicionais. Em suma, a visualização direta nos permite tomar melhores decisões sobre qual conduta assumir nas diversas situações que se apresentam.”

Dr. Tomazo Franzini, um dos coordenadores do estudo com SpyGlass - a visualização direta ajuda na tomada de decisão quanto à melhor conduta

Dr. Tomazo Franzini, um dos coordenadores do estudo com SpyGlass – com a visualização direta, melhores decisões quanto à conduta

Franzini aponta outro grande benefício no uso do SpyGlass, relacionado diretamente à segurança da equipe e do próprio paciente. “Equipe e paciente ficam bem mais preservados durante o exame, pois usa-se menos Raio X, aumentando o perfil de segurança”. E, por fim, pondera: “Claro que existe uma curva de aprendizado natural a ser vencida. Daí vamos descobrindo novas vantagens e funcionalidades do sistema, o que nos proporcionará mais dinamismo ao exame.”

Com previsão de lançamento no Brasil a partir de 2015, o SpyGlass ainda está em processo inicial de submissão à ANVISA. Face ao grande interesse demonstrado pela classe médica no DDW 2013, certamente será mais um forte integrante no arsenal técnico da Endoscopia brasileira.

A Boston Scientific é líder mundial e no segmento de dispositivos médicos em áreas como Cardiologia, Endoscopia, Urologia e outros. Referência no desenvolvimento de soluções inovadoras para a medicina diagnóstica, é dona de um faturamento global de 7,25 bilhões de dólares, dos quais a Divisão de Endoscopia respondeu por 1,2 bilhões no ano de 2012.

, , , , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Cássio Roberto Bossi

Consultoria em Gestão Financeira

ACS Infoco Saúde

Newsletter Informativa da ACS Gestão de Negócios

Juliana Lima

Newsletter Informativa da ACS Gestão de Negócios

CURIOSIDADES NA INTERNET .COM

Do not waste time, we look for you the news ...

%d blogueiros gostam disto: