O espirito do Natal começa com boas atitudes

O Natal é a coroação de atitudes e um ano inteiro é pouco, acredite (por Daniel Souza)

Terminar o ano falando em Natal é sempre perturbador pra quem escreve, por ser o lugar comum das celebrações e presentes. Um paradoxo eterno quanto ao real sentido do espírito natalino – então não vou entrar nessa seara. Deixo aqui uma breve reflexão sobre uma atitude natalina que obedece a todos os mandamentos comerciais e de marketing, porém há muito deixou de ser só uma campanha de ocasião. Me refiro à uma empresa chamada Rede Zaffari de Supermercados.

zaffari

Há anos que, próximo a todos os Natais, cria-se no sul do Brasil uma expectativa quanto à campanha de Natal do Grupo Zaffari. Pouco conhecido fora da região sul, o grupo Zaffari é uma tradicional rede de supermercados que vincula sempre sua mensagem à família e bem estar. Quem conhece e freqüenta suas lojas sabe que essa mensagem gera fascínio e não é de hoje. Minha mais remota lembrança dos meus tempos de Porto Alegre e frequentador do Zaffari era a imensa quantidade de discos e livros vendidos. Os tempos eram outros, a oferta desses produtos fora de uma rede de supermercados não era tão abundante e o Zaffari superava. Era a rede que tinha mais discos e livros e sempre oferecidos em balcões especiais, como se você estivesse numa livraria ou loja de discos. Nenhum supermercado fazia isso. O próprio layout mais austero das lojas cooperava para um clima de Natal mais aconchegante e a decoração sempre foi diferenciada. Passados os anos, o “cheiro” de Zaffari ainda é o mesmo. Entrar numa das suas lojas é uma experiência agradável. Os preços não são populares, mas os fiéis clientes não reclamam. E as campanhas seguem surpreendendo.

Só ganha presente do Papai Noel quem se comporta o ano todo e essa máxima vale pras empresas. Só dá pra ser referência em alguma coisa se a atitude for melhor que o que aparece ou o que se diz ao longo do tempo. O problema é que raras são as empresas que se comportaram e aí o presente (ou o coração do cliente) não vem. Se sua empresa prometeu se comportar e, no momento de lançar a campanha de Natal, pagou a língua, tchau investimento. O coração do consumidor não será seu. Parabéns à rede Zaffari e que inveja dos meus conterrâneos por mais uma campanha de Natal.

Mensagem aos nossos clientes e parceiros: se conquistamos seu coração em 2013, saiba que temos consciência de que o esforço pra continuar merecendo sua atenção será dobrado em 2014. E se a acs ainda não conquistou seu coração, acredite que em 2014 continuaremos nos empenhando. Ótimo Natal e um 2014 maravilhoso.

(abaixo assista campanha de Natal 2013 da Rede Zaffari).

, , , , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: