Novo Diretor Técnico do Hospital Sanatório Belém – Porto Alegre, RS

Um dos mais tradicionais hospitais de Porto Alegre, o HPB nasceu em 31 de janeiro de 1934, pela iniciativa de um grupo de médicos tisiologistas e lideres comunitários que não encontravam, em Porto Alegre, hospitais dispostos a tratar tuberculosos. Toda a comunidade estava mobilizada pela “peste branca”, pois não havia uma família, na época, que não tivesse no mínimo um membro atingido.
hospital belem

Da primeira Diretoria eleita faziam parte, entre outros, tradicionais e prestigiados ativistas pela causa, o General José Flores da Cunha, Dr. Alberto Bins, Dr. Manoel José Pereira Filho, Dr. Oscar Pereira, Dr. Nicolino Rocco, Dr. José Sarmento Barata e Dr. Osvaldo Vergara.

Foi inquestionável o apoio recebido dos meios de comunicação da época, entre estes o Correio do Povo, o Diário de Notícias, a Rádio Gaúcha e a Rádio Farroupilha.

Aos primeiros donativos recebidos da Legião da Caridade, seguiram-se doações da Colônia Israelita, da Sociedade Austríaca, daColônia Alemã, Italiana e outras.

Foi fundado o Clube dos Jacarés, entidade semelhante ao Lions e Rotary, com a finalidade de arrecadar fundos para a construção e que teve o apoio de Manoel Vargas, pai de Getúlio Vargas. As terras que eram necessárias para a instalação de tão importante projeto foram adquiridas pela Diretoria, com a utilização das doações. Sob o lema “Ciência e Caridade”, em 03 de maio de 1934, foi lançada a Pedra Fundamental.

Posteriormente transformado em hospital geral, hoje com 200 leitos, o Belém atua em alta complexidade de neurologia, neurocirurgia e traumatologia e também na clínica médica, cirurgia geral, psiquiatria e dependência química.

Atende em média anual 7.000 internações, 2.500 cirurgias e 200 mil exames laboratoriais. O SUS corresponde a 80% dos atendimentos.

Porto Alegre vive hoje, como de resto todo o Brasil, um verdadeiro “surto” de ampliação das redes hospitalares e o HPB, com as iniciativas dos últimos anos, tem dado uma contribuição importante ao atendimento desta demanda.

O novo diretor, Dr. Strappazzon, enfatizou que estará focado numa gestão de qualidade, inclusive com a modernização não só dos equipamentos de uso técnico/científico quanto aqueles da área de hotelaria.

, , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Cássio Roberto Bossi

Consultoria em Gestão Financeira

ACS Infoco Saúde

Newsletter Informativa da ACS Gestão de Negócios

Juliana Lima

Newsletter Informativa da ACS Gestão de Negócios

CURIOSIDADES NA INTERNET .COM

Do not waste time, we look for you the news ...

%d blogueiros gostam disto: