Quem promulgou a Lei de Murphy?

Um Guru do Marketing ou um Monge Tibetano?

(Por Luiz Souza Filho)

Nenhum dos dois. foi um baiano. Nós mortais apenas a endossamos e a usamos para justificar nossas falhas e as de outros trapalhões mundo a fora. E chegou ao Brasil na década de 1960,Stapp e Murphy junto com os então modernos sistemas de gestão de projetos trazidos pelos executivos americanos e consagrou-se como o matricida da lei. Isto mesmo. Foi um filhote que passou a assassinar a própria mãe e chamou-se primeiro double-check e posteriormente triple-check. A Lei de Murphy é um adágio (uma máxima), mas na verdade é um folclore. Pelo contexto em que surgiu, assumiu ares de coisa séria. E o que é pior: seu autor não é Murphy. E o ainda mais pior (licença poética) é que seu autor foi um brasileiro e baiano chamado John Paul Stapp.

John Paul Stapp, nascido em 1910 na Bahia, foi com a família ainda jovem para os EUA, onde morreu em 1999, no Novo México. Na época do nascimento da Lei de Murphy, ele era Ph.D., médico e Coronel da Força Aérea Americana. E, como tal, foi um pioneiro nos estudos dos efeitos das forças de aceleração e desaceleração no organismo humano, Stapp ficou conhecido como o “homem mais rápido da terra”. Stapp foi escolhido pela Força Aérea para ser “cobaia” de testes de resistência humana a grandes acelerações. Chegou a pilotar um trenó com propulsão por foguetes. Antes dele, estimava-se que um ser humano suportaria no máximo uma aceleração equivalente a 18 g. Stapp desfez essa barreira, experimentando mais picos de força “g” que qualquer outro humano. Durante os testes quebrou membros e costelas, teve descolamento de retina e outros. No decorrer de sua vida algumas lesões comprometeriam sua visão para sempre. Em um de seus últimos testes, Stapp foi submetido ao equivalente a 46,2 vezes a força da gravidade. A contribuição para os projetos aeronáuticos que essas pesquisas trouxeram, além de fundamentalmente importantes, são largamente disseminadas e difíceis de quantificar.

E onde é que entra o Murphy na história? Chegamos em Edward A. Murphy. Era um dos engenheiros da equipe de Stapp que trabalhava nos projetos de teste à tolerância humana à aceleração. Em 1949, o baiano-americano bateu o recorde de aceleração, mas não pôde festejar. Os acelerômetros do trenó-foguete simplesmente não funcionaram. Desolado, Stapp pediu ao engenheiro Murphy para identificar a falha. Descobriu que um técnico ligara os circuitos do veículo ao contrário. No relatório de falhas, Murphy anotou: “Se há mais de uma forma de fazer um trabalho e uma dessas formas pode redundar em desastre, então alguém fará o trabalho dessa forma”. John Paul Stapp era tido como espirituoso, carismático e popular entre seus colegas e com a imprensa. Também colecionava eufemismos e adágios, a ponto de conservar um caderno de anotações cheio deles. Lendo aquilo, não perdeu tempo, popularizou a expressão ao comentar em uma entrevista à imprensa o diagnóstico do engenheiro-auxiliar:”Se alguma coisa pode dar errado, dará”. Estabeleceu aquela que viria a ser conhecida como a Lei de Murphy. A vida do baiano Stapp foi dedicada à segurança aeroespacial em particular e à segurança em geral. Seu legado? A popularização do cinto de segurança e da cultura de segurança automobilística.

A Lei de Murphy foi de tal forma incorporada à cultura de processos que  surgiram filhotes, tipo: “O pão sempre cai com a manteiga para baixo”, ou “se há possibilidade de várias coisas darem errado, todas darão – ou a que causar mais prejuízo” ou a pérola: “Quando um trabalho é mal feito, qualquer tentativa de melhorá-lo piora.”

fonte: Wikipedia

, , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Cássio Roberto Bossi

Consultoria em Gestão Financeira

ACS Infoco Saúde

Newsletter Informativa da ACS Gestão de Negócios

Juliana Lima

Newsletter Informativa da ACS Gestão de Negócios

CURIOSIDADES NA INTERNET .COM

Do not waste time, we look for you the news ...

%d blogueiros gostam disto: