Máquina transforma cocô em água limpa em 5 minutos

Você teria coragem de beber água que até alguns minutos antes era cocô humano? Bom, Bill Gates tem. Afinal, vale tudo para mostrar que o OmniProcessor funciona. A máquina é criação da Janicki Bioenergy, uma empresa que quer mudar o sistema de tratamento de água e saneamento no mundo através de tecnologias mais simples e sustentáveis.

Bill Gates bebe água extraída do cocô.

Bill Gates bebe água extraída do cocô.

Em seu blog pessoal, Gates descreve que viu “montes de fezes” serem postas em uma caixa grande, entrarem na máquina e serem fervidas e tratadas. “Alguns minutos depois, eu tive a prova do resultado: um copo de deliciosa água potável”, escreveu.

O caldo nojento dos esgotos é composto em média por 80% de água e apenas 20% de biomassa fecal. Ou seja, em 1 kg desse conteúdo, nós perdemos 800 g por causa de uma parcela mínima que contamina tudo. E é aí que entra o OmniProcessor.

Durante o processo, que dura apenas cinco minutos, a máquina transforma água contaminada de fezes em água limpa e energia elétrica — deixando para trás apenas cinzas. No vídeo, Gates explica que mais de 2,5 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso a saneamento e que ele pediu para que alguns “engenheiros brilhantes” resolvessem esse problema – e que um deles propôs essa invenção como solução.

O refugo cai em uma esteira e chega até alguns tubos, onde toda aquela sujeira é fervida. É ali que o vapor da água é separado do que é sólido. A parte sólida vai para uma fornalha e é transformada em vapor de alta pressão, que vai para um gerador.

O resultado é energia que alimenta a própria máquina e que pode ser distribuída para outros fins. O vapor da água, por sua vez, vai para uma seção de tratamento e sai por uma torneira como água pura e cristalina.

“O sistema de saneamento que nós conhecemos no mundo desenvolvido não é viável em países que ainda estão em desenvolvimento”, diz Doulaye Koné, da Fundação Bill e Melinda Gates. “Então, o que nós precisamos em países em desenvolvimento é um sistema bem simplificado”. Peter Janicki, CEO da Janicki Bioenergy, diz acreditar que a proposta vai dar certo, porque a energia e a água produzidas são um lucro gerado a partir de… cocô.

Durante o evento de apresentação, Janicki abre a torneira e enche um copo do produto cristalino recém-filtrado pela máquina. Bill Gates dá uma bicadinha tímida, como quem está ainda com um pouco de receio, e diz para os presentes: “É água!”. Veja o vídeo:

fonte: PSafe Home (Matéria na íntegra)

, , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: