Vida (ainda que não tão longa), ao Tuvalu!

tuvalu 1TUVALU. Já tinha ouvido falar? Nem eu, até escrever esse artigo. Um estado da Polinésia formado por um conjunto de nove pequenas ilhotas no meio do oceano, há 1000 km das Ilhas Fiji. Ok, nem as Ilhas Fiji são muito conhecidas. Então, pra facilitar a localização, veja no mapa tudo o que estiver próximo da Austrália, agora vai achar. O Tuvalu é um dos menores países do mundo, com 26km² e cerca de 10 mil habitantes, a maioria constituída de pescadores e agricultores. Em 2000, o TUVALU comprou seu ingresso na ONU, com o dinheiro arrecadado na negociação pela exclusividade em explorar o domínio “.TV” na web (administrado pela empresa americana VeriSign). Ter um domínio chamado “.TV” para administrar é como ganhar na loteria (e muito) algumas vezes na vida. O último registro formal menciona que o país fatura 4 milhões de dólares/ano com esse domínio. O pequeno país também vende licenças de pesca para Taiwan e selos e moedas de prata e ouro para colecionadores, uma outra principal (e gorda) fonte de receita daquele país.

Nas Olimpíadas de Pequim (2008), o TUVALU conseguiu emplacar 3 atletas: duas corredoras e um halterofilista, integrantes de uma das menores delegações da competição (com o Técnico e o Secretário de Esportes do país, eram 5 pessoas no total). Apesar da coragem, não faturaram nenhuma medalha.

Um estudo realizado pela ONU estima que o TUVALU vai virar uma “Atlântida” dos tempos modernos. Como a maiorias das ilhotas fica, no máximo a 7 metros do nível do mar, o aumento gradativotuvalu2 do nível dos Oceanos, remete a discussão não a “se” o país vai desaparecer, mas “quando”. Nesse caso, os habitantes teriam que ser transferidos para a Nova Zelândia, há cerca de 900km, das ilhas.

O país tem um pequeno aeroporto (Funafuti International Airport) e o acesso se dá apenas pelas ilhas Fiji, que por si só já é um paraíso quase inatingível. Quem faz o vôo é um avião Brasília da Air Fiji Airlines, três vezes por semana. Por isso, quem quiser se aventurar, é bom correr antes que não dê mais tempo de conhecer.

Porque resolvemos escrever sobre o Tuvalu? Pra oferecer a você um motivo diferente, um pensar diferente, uma semana diferente, mesmo que você jamais atravesse o mundo para conhecê-lo.

fontes: terra turismo, tuvalu website, wikipedia.

, , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Cássio Roberto Bossi

Consultoria em Gestão Financeira

ACS Infoco Saúde

Newsletter Informativa da ACS Gestão de Negócios

Juliana Lima

Newsletter Informativa da ACS Gestão de Negócios

CURIOSIDADES NA INTERNET .COM

Do not waste time, we look for you the news ...

%d blogueiros gostam disto: