Takeda e Fundação Bill e Melinda Gates – parceria contra a Poliomielite

A Takeda recebe 38 milhões de dólares de doação Fundação Bill e Melinda Gates em apoio à erradicação da poliomielite em países em desenvolvimento

(fonte: Exame.com – 09 de maio de 2016)

A Takeda Pharmaceutical Company Limited (TOKYO: 4502), (“Takeda”) anunciou hoje uma parceria com a Fundação Bill e Melinda Gates para apoiar a erradicação mundial da poliomielite em países em desenvolvimento. Com este financiamento, a Takeda irá desenvolver, autorizar e fornecer pelo menos 50 milhões de doses ao ano da vacina inativada de poliovírus da cepa Sabin (sIPV) a mais de 70 países em desenvolvimento. A vacina será fabricada na fábrica da Takeda em Hikari, no Japão. Este esforço está em linha com a estratégia da Takeda em utilizar a inovação e parcerias para tentar atender as necessidades básicas que ainda não foram atendidas na saúde pública mundial, e as Metas de Desenvolvimento Sustentável adotadas pelas Nações Unidas em setembro de 2015.

Christophe Weber, presidente e CEO da Takeda, afirmou: “A Takeda tem a honra de fazer essa parceria com a Fundação Gates para apoiar o fim da poliomielite. Isso representa um importante compromisso feito por uma companhia japonesa com a saúde das crianças em países em desenvolvimento no mundo todo.”

KH223883_web-780x350

Mediante os termos do acordo, a Fundação Gates irá fornecer uma doação de 38 milhões de dólares à Takeda para aprimorar sua inovadora plataforma de fabricação de vacinas para desenvolver e licenciar uma vacina inativada de poliovírus da cepa Sabin (sIPV) e disponibilizar pelo menos 50 milhões de doses ao ano a um preço acessível para países em desenvolvimento que recebam o apoio da Gavi. A Gavi, the Vaccine Alliance, ou Aliança Global para Vacinas e Imunização, reúne os setores público e privado com o objetivo comum de criar um acesso igualitário a vacinas novas e pouco utilizadas para crianças vivendo nos países mais pobres do mundo. A sIPV da Takeda foi originalmente licenciada pelo Instituto de Pesquisa de Poliomielite do Japão, que faz agora parte do Instituto BIKEN.

Chris Elias, presidente de Desenvolvimento Global da Fundação Bill e Melinda Gates, afirmou: “Em 2016, o mundo está mais próximo do que nunca de erradicar a poliomielite. Para erradicar a poliomielite, precisamos assegurar que toda e qualquer criança esteja protegida contra a doença, e esta parceria irá ajudará a garantir que o mundo tenha vacina suficiente para fazer este trabalho e para manter um mundo livre da poliomielite.”

“O programa de poliomielite da Takeda demonstra nosso compromisso em enfrentar os problemas mais importantes da saúde pública e promover acesso para as populações mais necessitadas, unindo nossos programas contra a dengue, o norovírus e a doença de mão, pé e boca”, complementa o Dr. Rajeev Venkayya, presidente da Unidade de negócio vacinal da Takeda. “Estamos felizes com a parceria com a Fundação Bill e Melinda Gates e com o potencial para alcançar centenas de milhões de crianças do mundo todo, como parte do impulso final para erradicar a poliomielite.”

Sobre a poliomelite

A poliomielite é uma doença infecciosa incapacitante e potencialmente fatal causada pelo poliovírus. Ela não tem cura, mas existem vacinas seguras e eficazes. Por isso, a estratégia para erradicar a poliomielite baseia-se na prevenção da infecção por meio da imunização da criança até que a transmissão cesse e o mundo esteja livre da poliomielite. Ela invade o sistema nervoso e pode causar paralisia irreversível em matéria de horas. A poliomielite pode atacar em qualquer idade, mas afeta principalmente crianças com menos de cinco anos de idade. 1

O compromisso da Takeda com as vacinas

A vacinas impedem mais de dois milhões de mortes ao ano, e transformaram a saúde pública mundial. Há 70 anos, a Takeda vem fornecendo vacinas para proteger a saúde das pessoas no Japão. Hoje, o negócio mundial de vacinas da Takeda vem trazendo inovação para enfrentar algumas das doenças infecciosas mais desafiadoras do mundo, como a dengue e o norovírus. Nossa equipe possui um incrível registro histórico e um amplo conhecimento em desenvolvimento, fabricação e acesso mundial a vacinas, a fim de trazer avanços a uma série de vacinas, atendendo algumas das necessidades mais urgentes da saúde pública mundial.

Sobre a Takeda Pharmaceutical Company Limited

A Takeda Pharmaceutical Company Limited é uma empresa farmacêutica global orientada pela pesquisa e desenvolvimento, com o compromisso de levar uma melhor saúde e um futuro melhor aos pacientes, traduzindo ciência em medicamentos que transformam vidas. A Takeda concentra seus esforços de pesquisa em áreas terapêuticas de oncologia, gastrenterologia e do sistema nervoso central. Ela também tem programas de desenvolvimento específicos em doenças cardiovasculares especiais, assim como candidatos de estágio tardio para vacinas. A Takeda conduz pesquisa e desenvolvimento internamente e com parceiros para estar na vanguarda da inovação. Novos produtos inovadores, especialmente em oncologia e gastrenterologia, assim como sua presença em mercados emergentes, abastecem o crescimento da Takeda. Mais de 30 mil funcionários da Takeda estão comprometidos em melhorar a qualidade de vida para pacientes, trabalhando com nossos parceiros em cuidados de saúde em mais de 70 países.

Para mais informações, acesse http://www.takeda.com/news/.

1 Organização Mundial da Saúde, http://www.polioeradication.org/Polioandprevention.aspx

, , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: