Pimenta – aprecie com moderação…e coragem

by Daniel Souza

Para quem gosta de pimenta, a busca é sempre pelo sabor mais forte, pela descoberta do limiar de tolerância antes de começarem a brotar as primeiras lágrimas no canto do olho. O nariz também começa a gotejar e a sensação de que toda a água possível não será suficiente. Mesmo com tudo em brasa, a tentação de experimentar mais um pouco volta em minutos. Assim são os pimenteiros de plantão. E é desta forma que os leigo também os percebem.

carolina reaper.JPG

Carolina Reaper – a mais ardida do mundo

Mas a pimenta é mais do que uma sensação. Originária das Américas, reza a lenda que o primeiro a experimentá-la foi Cristóvão Colombo ao chegar na América Central. Hoje, os Tailandeses e Coreanos são seus maiores consumidores, mas o Brasil vem se tornando um mercado de respeito. O consumo mostrou um crescimento de mais de 30% nos últimos 5 anos.

O que causa a ardência é a Capsaicina, alcaloide responsável por 70% da composição da pimenta. Se usar em excesso, pode sim fazer mal. O exagero pode levar à pressão alta, gastrite, úlceras e hemorroidas. Em caso extremo, pode levar à falência respiratória e morte. Não vamos a tanto. Estudos alertam também para os benefícios do seu uso. Tem propriedades cicatrizantes, antioxidantes, é rica em vitaminas B1, B2 e C. A capsaicina é termogênica, ajudando na perda de peso, além de estar diretamente ligada à liberação de endorfinas.

As mais ardidas do mundo

Para medir a ardência de uma pimenta, o bioquímico Wilbur Scoville criou em 1912 o SHU (Unidades de Scoville – sempre referida em milhões). O índice mede a quantidade de capsaicina. As pimentas mais potentes, chamadas pelos “pimentômanos” como “nucleares” são, em ordem de ardência:

pimentometro.JPG

fonte: Jornal Eletrônico Àrea H e Revista VCP News

, , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Cássio Roberto Bossi

Consultoria em Gestão Financeira

ACS Infoco Saúde

Newsletter Informativa da ACS Gestão de Negócios

Juliana Lima

Newsletter Informativa da ACS Gestão de Negócios

CURIOSIDADES NA INTERNET .COM

Do not waste time, we look for you the news ...

%d blogueiros gostam disto: