MassSpec Pen – detecção de tumores em 10 segundos

Cientistas e engenheiros da Universidade do Texas, em Austin (TX), descobriram uma maneira rápida e precisa para diagnosticar tumores por meio de um dispositivo do tamanho de uma caneta, o MassSpec Pen. Ele pode detectar vários tipos de cânceres e, segundo um primeiro trial de 250 amostras, com 96,5% de precisão.

Segundo a cientista brasileira Livia Schiavenato Eberlin, coordenadora do projeto, ao tocar o tecido, o sistema capta moléculas que se dissolvem na água e, por meio de um espectrômetro de massa de alto desempenho, aponta se o médico está diante de células cancerosas ou não. O cirurgião obtém um diagnóstico preditivo em menos de 10 segundos.

Um dos maiores desafios do cirurgião é a certeza ou não sobre a remoção completa de um determinado tumor. Não é uma tarefa simples distinguir onde a lesão termina e onde precisamente começa o tecido saudável. Atualmente, este tipo de detecção só é realizada com o patologista em sala e leva de 30 a 40 minutos para dar o resultado. Esta espera expõe o paciente ao risco aumentado de infecções e outras intercorrências.

Esta etapa do estudo foi publicada na revista Science Translational Medicine, em 2017. O próximo passo, já aprovado por comitês de ética, é realizar testes clínicos em cirurgias reais, o que deve ocorrer no segundo semestre de 2019.

Outro aspecto a ser ainda estudado é o custo do processo. A caneta, impressa em 3D, é barata. Porém existe o investimento em espectrômetros de massa. Feitos todos estes estudos, a MassSpec Pen deverá passar por avaliação do FDA, antes de sua produção em caráter comercial.

O MassSpec Pen já foi testado em câncer de ovário, tireóide, pulmão, mama e começa a ser considerado em certos tipos de câncer de pele.

Para ter acesso ao estudo, clique aqui –
Science Translational Medicine

fontes: CNBC website

, , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: